Em 13 de maio, Dia Nacional de Denúncia e Combate ao Racismo, reafirma-se a importância de destacar a luta do Movimento Negro, que transcende a mera rememoração da abolição da escravidão, no Brasil, pela Lei Áurea.
A data evoca a histórica resistência da população negra e a contínua denúncia do racismo presente em nossa sociedade. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Educação de Lorena reafirma seu compromisso com a Educação Antirracista e a promoção da Equidade Racial em suas atividades pedagógicas, em consonância com a Lei nº 10.639/2003.
Fundamentados nas palavras de Munanga (2020), para quem “Enquanto uma única pessoa continuar a ser caracterizada e discriminada pela cor da pele escura [… ] a negritude deverá ser um instrumento de combate para garantir a todos o mesmo direito fundamental de desenvolvimento, a dignidade humana e o respeito das culturas do mundo”, reconhecemos o papel fundamental do movimento negro educador no enfrentamento do preconceito e da discriminação racial.
Parabenizamos nossos educadores pela dedicação diária à Educação Antirracista e à promoção da Equidade Racial em nosso município.
Deixe seu comentário